Você sabia que a Prova Social é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem?
Através dela diversas empresas (e provavelmente até seu concorrente) estão vendendo muito mais.
Mas você sabe o que é prova social?
Vou te explicar agora!
Imagine que você está numa cidade turística, de férias.
Aí você resolve sair pra comer à noite, em algum restaurante.
Depois de chegar na rua principal de restaurantes da cidade, você olha para sua esquerda e vê esta cena:
Olhando para a sua direita, você vê este cenário:
E aí? Qual você escolhe?
Provavelmente será a segunda opção, né?
Mesmo sabendo que provavelmente enfrentará filas para pagar ou entrar, e o prato poderá demorar mais a chegar, é muito mais “seguro” e confortável escolher a segunda opção.
Mas, por que fazemos isso? Qual a lógica que as pessoas enxergam?
O outro restaurante está vazio!
Nosso pedido pode chegar bem mais rápido.
Pois é…
Para explicar essa questão, temos que recorrer a psicologia humana e o desenvolvimento da relação do homem e da sociedade ao longo dos séculos…
Desde os tempos das cavernas, nosso cérebro foi programado para sobreviver.
E como ele faz isso?
Economizando energia!
Sim, nosso cérebro é preguiçoso. Ele vai sempre preferir a “lei do mínimo esforço”.
E por que ele faz isso?
Porque antigamente os seres humanos estavam expostos a maiores riscos.
Seja numa caçada de um animal, numa emboscada de uma tribo rival, etc…
Nesse caso, nosso cérebro guardava todas as nossas energias para esses momentos.
Para que possamos correr como nunca, ou entrar em batalha.
Bom, o que podemos concluir disso?
Que a gente vai sempre evitar fazer uma escolha.
Uma porque temos medo de fazer a escolha errada (e isso tem total relação com o fato de nós termos a necessidade de nos encaixar em algum grupo. Então, não queremos errar, pois isso pode significar um julgamento negativo do grupo em questão).
E outro motivo é porque é muito mais confortável para o nosso cérebro preguiçoso trilhar um caminho já conhecido do que desbravar um novo e correr riscos.
Como aplicar a prova social no marketing do meu negócio
Você deve mostrar todo o sucesso que você fez seus clientes alcançarem com seu produto/serviço.
Aqui vai uma lista de ações que você deve fazer no seu site hoje mesmo:
- Assim que você vender um produto ou serviço, peça cordialmente para seu cliente mandar um depoimento falando do quão satisfeito ele ficou com o serviço prestado.Aqui, é interessante explorar as “objeções” quebradas. Se o cliente tinha medo do prazo de entrega não ser cumprido, e você entregou o projeto bem antes do combinado, seu cliente pode citar isso no depoimento para que te ajude a quebrar objeções de possíveis clientes (que também poderiam ter medo do prazo de entrega);
- O depoimento acima pode ser por escrito, ou, se possível por vídeo, o que é melhor ainda, pois elimina qualquer chance de seus prospects pensarem que você “forjou” os depoimentos;
- Se você tem um produto ou serviço e aplica pesquisas de satisfação (já ouviu falar da pesquisa NPS?) logo após a compra, use os reviews ou as “estrelinhas” de satisfação como prova social. Em algumas redes sociais, como o Facebook, elas são excelentes elementos de prova social.
- Crie um vídeo ou um material de um case de sucesso bem explicado. Nessa opção, você vai unir todos os elementos possíveis.
Construa uma narrativa, mostrando o problema que o cliente tinha antes de entrar em contato contigo, como você desenvolveu a solução e, por fim, a satisfação do cliente com o serviço prestado.
Planejamos para um dos clientes que atendemos aqui na Agência, a InHouse Contact Center , desenvolver exatamente um vídeo desse.
É uma ferramenta poderosa de credibilidade e quebra de objeções. Confira aqui o vídeo!
É importante citar que a autoridade do cliente pode potencializar ainda mais os resultados.
Se você tiver um cliente famoso ou alguém reconhecido no mercado dando um depoimento sobre o seu serviço, os efeitos serão potencializados.
Uma última dica sobre a prova social:
Não deixe de responder reclamações, e pelamordedeus, NÃO SEJA GROSSEIRO.
Você, assim como eu, sempre antes de comprar algum produto, procura antes no Google e Youtube todos os reviews possíveis, para ter certeza da sua compra.
Você certamente navega pelo Reclame Aqui, Fóruns da Web e Redes Sociais, justamente para ver quais problemas os usuários da marca tiveram, e qual foi o posicionamento da empresa em resolve-los.
O que você faria se visse a marca que está considerando comprar, respondendo de forma grosseira, irônica e estúpida a uma crítica em público?
Certamente você irá preferir gastar o dinheiro em outro lugar.
Que fique claro: Todas as empresas podem cometer erros, porque por trás das empresas, existem pessoas.
Porém, se a empresa é educada e interessada em resolver o assunto, certamente ganhará pontos.
E aí, o que achou?
Tá esperando o quê para começar a aplicar a prova social no seu negócio o quanto antes?
Conte com seus clientes e parceiros, e mostre que você é a melhor solução do seu mercado.
Um abraço!