Foi-se a era onde nós só tínhamos a televisão como entretenimento e éramos obrigados a assistir comerciais no meio de nosso programa favorito.
Foi-se a época onde no meio do programa esportivo, na sua rádio favorita, entrava 2 minutos de propaganda na rádio de produtos que você nem imaginava que existia.
A globalização e a Internet mudou de forma abrupta a relação entre pessoas e produtos.
Antigamente, os profissionais de Marketing recorriam a canais de promoção tradicionais para que seus clientes descobrissem seu produto.
Como a citada televisão, existia (e ainda existe) somente o rádio, revistas, outdoors e flyers como canais de promoção.
Hoje, estamos expostos a inúmeras telas e a uma quantidade abissal de informação.
Lembro que quando criança, meu pai tinha comprado um kit do Telecurso 2000 para podermos aprender inglês.
Óbvio que eu nunca me interessei na época, mas isso hoje me faz refletir em como era restrito ter acesso a informações relevantes.
Hoje, abro o meu celular e posso aprender gratuitamente o idioma (ou a habilidade) que quiser, através de vídeos no youtube, cursos da Udemy, blogs, ebooks e infográficos. Posso aprender até aquela receita incrível do Tasty Demais que passou pelo meu feed do Facebook.
Porém, é tanta informação que não sabemos por onde começar.
Não sabemos qual o melhor curso, qual o melhor material para baixar, etc.
E com medo de escolher errado (nosso cérebro tem um pavor disso!), acabamos nos abstendo da escolha.
Mas isso é assunto para outro post.
Voltando ao que falávamos:
Com a globalização e o acesso fácil e barato a internet para grande parte da população, a forma de fazer Marketing mudou.
Nós dispomos de redes sociais, ferramentas de análise, big data e um monte de possibilidades para gerar resultados tangíveis.
Consigo, por exemplo, saber que o pedido de orçamento do meu site, veio do dia X, na hora Y, do canal Z.
Da mesma forma consigo saber que investi R$ 3,00 para trazer este pedido de orçamento.
Ou seja, em comparação com a efetividade de um outdoor, o Digital nos trás muito mais possibilidades de mensuração, certo?
Então por que você não está investindo ainda?
O que te impede?
Este blog terá muito conhecimento gratuito para você.
Navegue e se precisar de ajuda, só me chamar.
Abraços e vamos em frente.